Livro The Walking Dead - folhetim de propaganda ?
Linhas Gerais -
Trata-se do 2º livro publicado no Brasil em janeiro de 2013, continuando com a história do personagem Governador, que é considerado um dos grandes vilões da atualidade.
Nesse livro, ele toma as rédeas de cidade de Woodbury decidindo o que é melhor para seus moradores, daí que Philip Blake recebe seu apelido de Governador.
Porém, o personagem principal da história que nos é apresentada é: LILLY CAUL, que expulsa da comunidade de sobreviventes tem que arranjar outro lugar para ficar. Ela e o seu par romântico, Josh Hamilton, juntamente os amigos são levados a Woodbury por um grupo armado e lá cada um faz de lugar o seu céu ou inferno.
Minhas anotações -
A série até o momento é formado de 5 livros. Este aqui pode ser lido independente do primeiro. Interessante comentar que a história gira em torno de Lilly Caul, e a participação do personagem do Governador é pequena. Sendo importante perto do final do livro.
É o tipo de leitura que o autor descreve muitos dos itens com o nome de marcas famosas, marcas de revolveres, relógios, cinzeros, etc. Parece até comercial de tanta citações, e tende a trancar um pouco o desenrolar da cena, a não ser que você seja um expert em todos os produtos americanos.
Dessa forma, tende parecer um folhetim de anúncios. Pois, é comum no mundo da escrita o dono da marca deixar o escritor fazer a citação em seu livro, acredito que até chegando acertar valores para grandes escritores. Porém, esta citação não pode ser caluniosa, tipo, dizer que o personagem gosta de comer o lanche do Mcdonalds porque o hambúrguer é feito de minhocas. Sacaram?
Lilly Caul é uma personagem, na minha opinião, sem sal e que tende a chatear o leitor, porque ela não consegue fazer o leitor torcer contra e nem a favor dela. É a típica personagem paisagem. Por isso os outros personagens parecem ser mais interessantes, sendo o contrapeso. A impressão ao final é que ela mude nos próximos livros, espero!
O livro tem lá as suas cenas ótimas e envolventes, mas são poucas. O autor não dá continuidade a expectativa que ele mesmo cria, e se ele conta que isso irá surpreender o leitor na frustra a expectativa. Tipo de situação que é mortal para um escritor deixar de ser lido, porém como se trata da grande franquia que é THE WALKING DEAD, está tudo certo porque a marca não deixa as vendas não diminuirem.
Enfim, Se você está disposto a superar estes pequenos impasses, a historia é até que tem momentos envolventes, mas nada tão fantástico, porque sentimos falta mesmo é dos personagens da série.
Conclusão -
Sim, é recomendável para ler porque a graça do livro é o Governador, que de coadjuvante vira o cerne do problema para os outros personagens. Contudo, o leitor deve ter paciência com estes probleminhas que citei. Apesar das criticas que mencionei, o livro tem cenas que prende nossa atenção. Porém, não despertou meu interesse para ver os outros livros. Talvez, por ser uma série de livros, os personagens heróis do livro sejam mais bem aproveitados.
E vocês já leram todos? o que acharam? (favor, sem spoilers!)